SOBRE

O Observatório do Direito Internacional do Meio Ambiente (ObsDIMA) é uma atividade integrada de pesquisa e extensão desenvolvida pelos alunos dos cursos de Graduação em Direito e Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo do Observatório do Direito Internacional do Meio Ambiente é aprofundar e divulgar o conhecimento do Direito Internacional do Meio Ambiente, determinando seu impacto na formulação de políticas públicas em nível local e mapeando a influência da realidade local na definição da agenda de negociação em nível global. 

Os alunos participantes assumem agendas de pesquisa individuais, que são debatidas em reuniões periódicas do grupo. Os alunos identificam os problemas ambientais do entorno da Universidade e procuram estabelecer de que modo os instrumentos do Direito Internacional são capazes de contribuir para a transformação da realidade. Os resultados das pesquisas são convertidos em relatórios, informativos e outros materiais publicados eletronicamente para permitir o acesso da comunidade ao conhecimento produzido na Universidade.

O Observatório do Direito Internacional do Meio Ambiente é um programa de extensão permanente registrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em execução no Departamento de Ciências Jurídicas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.